O que são resíduos e quais os principais tipos?

o que são resíduos e quais os principais tipos de resíduos

Saiba um pouco mais sobre os tipos de resíduos gerados pelo homem e suas principais características

Você sabe o que são resíduos? Há muitas formas de explicar esse termo que está diretamente ligado as vidas das pessoas e à atividade comercial ou industrial. Segundo o Sebrae, Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

O aumento na geração de resíduos, sejam eles, sólidos, líquidos ou gasosos, e os seus terríveis efeitos negativos no meio ambiente têm elevado o custo de tratamento desses indesejáveis “rastros” deixados pela ação humana.

As fontes de resíduos gerados pelo homem podem ser classificadas como: doméstica, comercial, industrial e agrícola. Todas elas causam impactos no meio ambiente, e estes impactos podem atingir níveis inclusive irreversíveis. Os acidentes ambientais são uma prova disso, já que são necessárias várias décadas para se recuperar solo, ar e água após algum vazamento ou derramamento de resíduos na natureza.

Tipos de resíduos

Há duas formas de classificar os tipos de resíduos:

1- Líquidos, sólidos ou gasosos.

2- Domésticos, comerciais, industriais ou agrícolas.

É sobre essa segunda forma de classificação que vamos detalhar abaixo:

1. Resíduos domésticos

resíduos domésticos

Os diferentes resíduos domésticos que são gerados durante as atividades domésticas como cozinhar, limpar, ir ao banheiro, etc., são conhecidos como resíduos domésticos. No ambiente doméstico, podem ser produzidos, principalmente, resíduos sólidos e líquidos.

A água descartada em uma descarga do vaso sanitário ou do banho, o ato de lavar uma louça, roupa ou lavar o pátio de casa, podem gerar resíduos líquidos que vão para seu sistema de esgoto e consequentemente vão chegar até a natureza de volta, por isso a importância de dar um tratamento correto a essas águas residuais domésticas.

O lixo acumulado na sua residência também é um resíduo impactante, como é o caso de restos de alimentos, do lixo seco e de folhas e galhos.

2. Resíduos comerciais

resíduos comerciais

Estes são são produzidos em escolas, faculdades, lojas e escritórios. Em ambientes comerciais, além de resíduos sólidos e líquidos, em alguns casos podem também ser gerados resíduos gasosos, como é o caso de um restaurante ou lanchonete, que através de coifas e dutos, lança no ar vapores formados em suas cozinhas contendo água, gordura e outras substâncias que possam vir a evaporar durante o cozimento dos alimentos.

3. Resíduos industriais

resíduos industriais

Esses são gerados nas fábricas e indústrias. A maioria das indústrias despeja seu resíduo em rios e mares que causam muita poluição.  Algumas indústrias possuem estações de tratamento de resíduos dentro de suas dependências e liberam seus líquidos já tratados ao meio ambiente. Os sólidos gerados na indústria, geralmente são recolhidos por empresas especializadas para que possam ter o destino correto de manejo.

4. Resíduos agrícolas

resíduos agrícolas

Vários tipos de resíduo produzidos no campo agrícola são conhecidos como resíduos agrícolas. Dejetos do gado, cascas, folhas e até mesmo agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, biocidas, agroquímicos, produtos fito-farmacêuticos ou produtos fitossanitários que possam ser utilizados no processo de produção agrícola ou na pecuária e possam acabar tendo contato com o meio ambiente através de lagos, barragens, rios e córregos.

Os resíduos ainda podem ser classificados em dois tipos: resíduos biodegradáveis ​​e não biodegradáveis.

Resíduos biodegradáveis

Estes vêm da nossa cozinha e incluem restos de comida, resíduos de jardim, etc. Os resíduos biodegradáveis ​​são também conhecidos como resíduos húmidos. Isso pode ser transformado em compostagem. Os resíduos biodegradáveis ​​decompõem-se ao longo de um período de tempo dependendo do material.

Resíduos não biodegradáveis

Estes incluem jornais velhos, pedaços de vidro partido, plásticos, etc. Os resíduos não biodegradáveis ​​são conhecidos como resíduos secos. Os resíduos secos podem ser reciclados e reutilizados. Os resíduos não biodegradáveis ​​não se decompõem por si próprios e, portanto, são os principais poluentes.

Considerações finais

Como você pode ver, há muitos tipos de resíduo e o meio ambiente sofre muitos impactos caso o seu descarte seja feito de maneira irresponsável. Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma opinião para contribuir? Deixe um comentário abaixo. Compartilhe nossas publicações em suas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Twitter e no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *