O tratamento de esgoto é fundamental para uma boa gestão ambiental
O processo de despoluição de águas residuais de residências, condomínios, comércios e indústrias é chamado de Tratamento de Esgoto. Esse processo possibilita a devolução da água ao meio ambiente de uma forma a não causar impactos negativos, podendo torná-la reutilizável.
O modo mais utilizado para o tratamento de esgoto no Brasil foi criado na Inglaterra no início do Séc. XX e é conhecido por Tratamento de Esgoto Biológico Aeróbico. Esse processo consiste em proporcionar o contato dos resíduos com bactérias em tanques ricos em oxigênio. Essas bactérias se alimentam dos dejetos orgânicos formando um lodo biológico.
Esse lodo é transferido para um decantador onde os sólidos são separados da água e levados até o tratamento específico, geralmente em aterros sanitários, enquanto a água é devolvida ao meio ambiente ou reutilizada em outras aplicações como lavagem de ruas, calçadas, fachadas entre outros.
Antes desse contato do esgoto com as bactérias, os resíduos passam pelo processo de Gradeamento, que permite a remoção de sólidos maiores, e posteriormente ao processo de Desarenação, onde a areia e outros detritos menores vão para o fundo deixando passar adiante apenas o líquido.
A PH Soluções Ambientais realiza o tratamento de mais de 3.000 m³ de resíduos de esgoto mensalmente, contribuindo para a conservação do meio ambiente do Rio Grande do Sul.
Considerações finais
Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma opinião para contribuir? Deixe um comentário abaixo. Compartilhe nossas publicações em suas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Twitter e no Instagram.