Meio Ambiente

Porque não devemos descartar lixo sólido no esgoto?

Além de gerar alto impacto negativo no meio ambiente há os prejuízos econômicos causados pelo lixo sólido presente no esgoto: confira!

Você sabia que o lixo sólido presente nas redes de esgoto das cidades é responsável por milhões de reais todos os anos em manutenção, desobstrução e limpeza? E esse prejuízo não fica apenas no campo econômico mas principalmente no impacto ambiental e problemas de saúde causados por falhas no saneamento básico.

Essas falhas muitas vezes são causadas por pequenas obstruções de tubulações que vão se acumulando diariamente até gerarem grandes entupimentos. Esses entupimentos podem romper redes de esgoto, transbordar córregos, acumular lixo em leitos de rios e até mesmo irem parar no oceano. Muitas vezes esses resíduos não chegam nem na estação de tratamento para que possam ser separados e descartados da forma correta.

Óleo de cozinha, cabelo, fio dental, absorvente, embalagens plásticas e preservativos são alguns dos itens mais comumente encontrados em redes de esgoto e em córregos a céu aberto. Esses resíduos não se decompõe, então se unem formando grandes barreiras que geram transtornos imensos a todos nós.

O óleo de cozinha, por exemplo, é um dos resíduos mais prejudiciais lançados pelas pessoas nas redes de esgoto, pois além de poluírem os cursos d’água de uma forma altamente prejudicial, após resfriar, essa gordura vai se acumulando nas paredes das tubulações, tornando-a mais estreita, portanto mais suscetível a entupimentos.

Além do óleo, os outros elementos já citados vão prendendo a essa gordura e causam obstruções que muitas vezes requerem manutenção corretiva que custa muito caro.

Quando esses resíduos chegam aos cursos d’água, o maior prejuízo está estabelecido: o impacto ambiental. Esse dano pode muitas vezes parecer irreversível e a maioria das cidades brasileiras tem imensa dificuldade em solucionar.

Outro problema muito comum causado pela presença de lixo sólido no esgoto é a presença de infestações de pragas como baratas, ratos e outros insetos que podem causar doenças às pessoas.

Uma rede de esgoto obstruída se torna um ninho ideal para essas pragas que procuram esses locais para se alimentar, se proteger de predadores e se reproduzir.

Sua atitude no dia a dia pode mudar esse cenário devastador que o lixo sólido gera na rede de esgoto e principalmente ao meio ambiente do seu bairro e da cidade inteira.

Considerações finais

Gostou do nosso conteúdo? Tem alguma opinião para contribuir? Deixe um comentário abaixo. Compartilhe nossas publicações em suas redes sociais. Siga-nos no FacebookTwitter e no Instagram.

admin

Recent Posts

Educação ambiental no condomínio: Transformando espaços comuns em modelos de sustentabilidade

Unindo comunidades para um futuro mais limpo e sustentável no RS Descubra a importância da…

2 meses ago

Onde descartar resíduos de fossa perto de Porto Alegre?

A Importância do Descarte Adequado de Resíduos de Fossa Saiba onde descartar resíduos de fossa…

2 meses ago

Qual a diferença entre resíduo de esgoto e de Gordura?

A Importância de compreender os resíduos e seu manejo adequado Compreenda as diferenças entre resíduo…

9 meses ago

Estação de Tratamento do RS devolve a água ao cliente para reuso

Água é fornecida opcionalmente ao cliente após o tratamento e pode ser reutilizada em lavagem…

3 anos ago

O que são resíduos e quais os principais tipos?

Saiba um pouco mais sobre os tipos de resíduos gerados pelo homem e suas principais…

3 anos ago

Estação de tratamento de esgoto (ETE) na região de Porto Alegre

Precisa descartar resíduos de esgoto e fossa na região de Porto Alegre? Conheça a PH…

3 anos ago