Água é fornecida opcionalmente ao cliente após o tratamento e pode ser reutilizada em lavagem e desobstrução
Quando se trata de reuso da água, todos pensamos no bem do meio ambiente já que essa reutilização proporciona uma menor demanda sobre outras fontes de água. É de conhecimento da maioria das pessoas que economizar água potável é essencial para o meio ambiente e para os seres vivos, então quando há a possibilidade de reaproveitar a água tratada, mesmo que em serviços de segunda importância como lavagem de ruas, limpeza industrial ou mesmo em desobstrução com hidrojateamento, isso deve ser aproveitado ao máximo.
Pensando em contribuir não somente com o tratamento dos resíduos de esgoto recebidos, a PH Soluções Ambientais, estação de tratamento de esgoto localizada em São Leopoldo na grande Porto Alegre, fornece opcionalmente aos seus clientes, a água resultante do tratamento feito na empresa.
Essa água pode auxiliar as empresas, em sua maioria especializadas em limpeza de fossas e desentupimento de esgoto, a economizar o recurso natural além de economizar dinheiro já que essa água seria devolvida aos mananciais locais. Quando a água é reaproveitada por uma desentupidora, essa atitude sustentável completa um ciclo muito importante e gera uma redução de custos interessante lá no final do mês.
Reuso de água no Brasil
Apesar de parecer algo óbvio, o reuso de água tomou forma no Brasil com a Resolução 54, de 2005, que estabelece os critérios gerais para a prática de reuso de água não potável, segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).
As modalidades de reuso definidas pela CNRH são:
- reuso para fins urbanos: utilização de água de reuso para fins de irrigação paisagística, lavagem de logradouros públicos e veículos, desobstrução de tubulações, construção civil, edificações, combate a incêndio dentro da área urbana;
- reuso para fins agrícolas e florestais: aplicação de água de reuso para produção agrícola e cultivo de florestas plantadas;
- reuso para fins ambientais: utilização de água de reuso para implantação de projetos de recuperação do meio ambiente;
- reuso para fins industriais: utilização de água de reuso em processos, atividades e operações industriais;
- reuso na aquicultura: utilização de água de reuso para a criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos para fins urbanos, agrícolas, ambientais, industriais e na aquicultura.
Segundo uma matéria do Terra de 2013, aqui no Rio Grande do Sul, a água de reuso tem sido aproveitada na irrigação de lavouras de arroz. A produção de água de reuso chegava, em 2013, a 30 mil litros por dia, o suficiente para irrigar uma área de 270 hectares.
“75% de toda água que é captada nas duas maiores bacias da região metropolitana de Porto Alegre – a do Sinos e a do Gravataí – é usada na irrigação. Então, aproveitar a água de reuso para a irrigação diminui consideravelmente a captação nos mananciais, preservando os cursos d’água e aumentando a disponibilidade para o consumo humano”, destacou o diretor de operações da Corsan, à reportagem do Terra em 2013.
Considerações finais
O reaproveitamento de águas residuais ajuda a preservar a vida aquática e a biodiversidade, reduzindo descargas poluentes em águas superficiais. Essas descargas têm grandes repercussões econômicas e impactos negativos no meio ambiente, uma vez que impossibilitam qualquer tipo de atividade normal na zona contaminada por muito tempo depois.
Se você possui uma desentupidora, limpa fossa ou precisa coleta, transporte e destinação do seu resíduo de esgoto doméstico no Rio Grande do Sul, conheça a solução da PH Soluções Ambientais.